Pierre Lemaitre venceu o prémio literário Goncourt

O escritor francês Pierre Lemaitre venceu o prémio Goncourt, o mais prestigiante galardão literário de França, com o romance "Au revoir lá-haut" (editora Albin Michel) sobre a Grande Guerra (1914-1918).

Notícia

© Lusa

Lusa
04/11/2013 14:40 ‧ 04/11/2013 por Lusa

Cultura

Literatura

Lemaitre, que partiu como favorito, impôs-se na segunda votação do júri e venceu o concurso com a história de dois jovens veteranos, Albert e Edouard, afetados pelos factos vividos durante a Primeira Guerra Mundial.

A segunda obra mais votada, "Arden", de Yann Moix, à qual foi atribuído o prémio Renaudot, mistura poemas, monólogos e narrativas, numa reflexão sobre a vida, a morte, o erotismo e a literatura.

De acordo com a agência France Presse o prémio Goncourt, que tem um valor simbólico de apenas 10 euros, garante, em média, a venda de 310 mil exemplares enquanto que os livros premiados com o Renaudt vendem 187 mil títulos.

Pierre Lemaitre, 57 anos, é autor de vários romances, argumentos de filmes e séries de televisão, entre os quais o best-seller "Alex", que conta a história do rapto de uma mulher.

 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas