Publicado em 2012, o livro reúne pequenos poemas sobre "objetos triviais do quotidiano", escritos de uma forma que "desafia o jovem leitor/ouvinte para a contemplação do mundo", justifica o júri.
O prémio, bienal, foi atribuído por unanimidade aos dois autores por uma obra que convoca "todo o potencial imaginativo da criança", sendo recomendado para leitores dos seis aos doze anos.
"A ilustração, sendo sóbria, gera e reforça as sinergias necessárias à boa receção dos poemas e à plenitude da fruição estética que o livro de literatura proporciona", afirma o júri.
João Pedro Mésseder é o pseudónimo literário do premiado escritor e professor universitário José António Gomes, nascido em 1957, autor, entre outros, de "Romance do 25 de abril", "À noite as estrelas descem do céu", "Breviário da água", "Lulu e a hora do lobo" e "Versos com reversos".
Rachel Caiano, nascida em 1977, é autora da ilustração de livros como "O leão e o coelho saltitão", de Ondjaki, "A casa de férias - Histórias do senhor Valéry" e "Os Sapatos - Histórias do senhor Valéry", ambos de Gonçalo M. Tavares.
A quarta edição do Prémio Bissaya Barreto teve a concurso 164 obras publicadas entre janeiro de 2012 e dezembro de 2013. O júri integrou Lúcia Santos, Leonor Riscado e Rui Veloso.
O prémio de cinco mil euros será repartido em igual parte pelos dois autores.
Nas edições anteriores, o prémio foi atribuído às obras "A bicicleta que tinha bigodes", de Ondjaki, "O livro da avó", de Luís Silva, e o "O cavalinho de pau do Menino Jesus", de Manuel António Pina, com ilustração de Inês do Carmo.
O prémio Prémio Bissaya Barreto de Literatura para a Infância foi criado em 2008 pela Fundação Bissaya Barreto, para valorizar e promover não só a "literatura de qualidade destinada à infância", mas também a "dimensão estética" do livro nesta área.