Fonte da organização disse à agência Lusa que nos dois dias estão agendadas visitas de 3.475 crianças, em dois períodos, das 09:30 às 12:30 e das 14:30 às 16:30, que serão acompanhadas pelos militares dos três ramos das forças armadas presentes.
A mostra, constituída por 38 estações, que está presente na Guarda entre hoje e o dia 10 de junho, também pode ser visitada pelo público em geral entre as 10:00 e as 24:00.
A mostra foi hoje inaugurada, no Parque Urbano do Rio Diz, pelo Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA), general Pina Monteiro, e pelo presidente da Câmara Municipal da Guarda, Álvaro Amaro.
No âmbito das atividades militares complementares associadas ao 10 de Junho, a Força Aérea mostra ao público vários meios, com destaque para um caça F-16, um helicóptero Alouette III, um simulador de voo e uma cadeira de desorientação espacial (Barany).
A Marinha está representada com vários meios de divulgação, como uma tenda de simuladores, uma piscina de batismos de mergulho, uma viatura anfíbia LARC V e uma lancha de assalto rápida.
Já o Exército participa com uma tenda das forças especiais, várias viaturas, com o míssil ligeiro antiaéreo Chaparral e um carro de combate Leopard, entre outros meios.
Na abertura da mostra, o CEMGFA declarou que a presença das Forças Armadas na cidade da Guarda, onde não existe quartel militar, permite "dar uma relevância mais expressiva à missão das Forças Armadas" que estão prontas "quando for necessário, para garantir a proteção dos portugueses dentro ou fora do território nacional e os interesses nacionais em diversas partes do mundo".
Segundo Pina Monteiro, a exposição também permite apresentar à população do distrito da Guarda "aquilo que as Forças Armadas são hoje" e mostrar que "estão prontas para servir o país em qualquer altura".
Referiu que as Forças Armadas mostram-se "de forma transparente" e esta "é uma oportunidade única" de as populações verem aquilo que possuem "de melhor".
Pina Monteiro disse ainda à Lusa que as Forças Armadas "sempre acompanharam o evoluir dos tempos" para se adaptarem às novas realidades estratégicas, aos riscos e ameaças.
O presidente da Câmara Municipal da Guarda, que visitou o recinto da exposição acompanhado por Pina Monteiro, teve oportunidade de se sentar aos comandos do avião F-16 e de "apontar" o míssil ligeiro antiaéreo Chaparral.
O autarca mostrou-se satisfeito com a presença das Forças Armadas na cidade e valorizou o facto de os meios militares poderem ser visitados pela população e pelas crianças da região.