O artista Carlos do Carmo foi ontem informado de que vai receber um dos mais prestigiados prémios da indústria discográfica, tornando-se no primeiro português a receber um Grammy, avança o Expresso.
"O 'Board of Trustees' da Latin Academy of Recording Arts and Sciences [LARAS] decidiu, por unanimidade, atribuir a Carlos do Carmo o 'Lifetime Achievement Award', galardão que distingue a obra das grandes referências do panorama musical internacional", indica a produtora do fadista em comunicado.
Carlos do Carmo, de 74 anos, tem sido distinguido ao longo da carreira com vários galardões, entre eles, o Prémio Goya da Academia de Artes Cinematográficas de Espanha, pela interpretação de "Fado da Saudade".
Em comunicado, a academia norte-americana considera Carlos do Carmo "um dos maiores fadistas do seu tempo", referindo que é filho da "lendária fadista Lucília do Carmo, que teve um papel importante na sua carreira, que se prolonga há mais de 50 anos".
Foi o próprio presidente Latin Recording Academy, Gabriel Abaroa Jr., a informar o português de que vai receber a estatueta já entregue a estrelas como Frank Sinatra, Ella Fitzgerald, Elvis Presley, Bob Dylan, Billie Holiday, James Brown ou David Bowie.
A entrega acontecerá no próximo dia 19 de novembro deste ano, no Hollywood Theater da MGM, em Las Vegas, Estados Unidos da América.