Pipas de vinho dão forma a Árvore de Natal

Sessenta e quatro pipas colocadas umas em cima das outras, em forma de pirâmide, deram corpo à árvore de Natal da Câmara de Santa Marta de Penaguião, que assim homenageia a viticultura, principal atividade económica do concelho.

Notícia

© Reuters

Lusa
26/11/2014 12:10 ‧ 26/11/2014 por Lusa

Cultura

Vila Real

"Uma árvore de Natal de pipas é um hino ao vinho e aos nossos agricultores. Aquelas pipas representam o suor e o trabalho de muita gente ao longo de todo o ano", disse a vice-presidente do município Sílvia Guedes.

A viticultura é a principal atividade económica deste concelho inserido na Região Demarcada do Douro e que faz parte do distrito de Vila Real, sendo muitos os habitantes que vivem da produção de vinho.

Neste contexto, o município decidiu fazer uma árvore de Natal que homenageasse o trabalho na vinha.

Segundo a autarca, foram colocadas 64 pipas de vinho vazias em forma de pirâmide e devidamente presas numa estrutura de metal. Às pipas juntou-se a típica iluminação de Natal, com muitas luzes que percorrem toda "a árvore".

"Quisemos fazer uma árvore de natal diferente, ligada à nossa cultura, à nossa tradição, ao vinho", salientou Sílvia Guedes.

A festa do Natal de Santa Marta de Penaguião passa, ainda, pela instalação de 11 pipas, no auditório municipal, pintadas por entidades e organizações, como a ala de pediatria do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro.

A isto junta-se a ‘minialdeia Natal’ colocada no Jardim do Pelourinho, com brinquedos para os mais novos, e uma decoração de árvores da Alameda 13 de Janeiro com imagens relacionadas com os elementos do presépio, como a madeira pendurada na árvore dedicada a São José.

Com a aproximação do Natal, são muitos os concelhos da região que apostam na iluminação para assinalar a época.

Na capital do distrito, Vila Real, o município disponibiliza um orçamento de 22 mil euros para o Natal e a festa de passagem de ano, que este ano se repete na praça do município.

Além da iluminação que enfeitará o centro histórico, do outro lado da cidade foi colocada uma árvore que se ergue a mais de 25 metros e vai ser realizada ainda uma mostra de presépios e concurso de montras.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas