O The Guardian dá conta de uma livraria em Taiwan que está aberta 24 horas por dia e que está a tornar-se um fenómeno exemplar para os amantes da literatura. Todas as noites há quem passe ali horas e horas a ler ao invés de se aventurar pelos bares e discotecas da cidade.
A loja chama-se Dunnan e pertence à cadeia Eslite, uma cadeia de retalho que conta com 42 lojas em Taiwan e uma outra em Hong Kong. A política da livraria é clara: a loja está aberta dia e noite e qualquer pessoa pode ler os livros que quiser, durante o tempo que lhe apetecer. E há ali mais de 250 mil livros diferentes.
Ao The Guardian, Yao Hong, de 31 anos, revela que visita a loja “três a quatro vezes por semana”. Aos sábados “chego ao meio-dia e fico até às quatro da manhã”, conta, adiantando: “já estive em bares mas não gosto deles. Adoro ler e aqui posso ler os livros que me apetecer sem ninguém me chatear”.
A Dunnan não parece preocupada em correr o risco de perder dinheiro pelo facto de os visitantes poderem ler sem ter de comprar livros. É que além de livros, a loja tem também um café, uma parte de restauração, uma boutique, chás, vinhos e ainda espetáculos performativos de dança e música. Só no ano passado, a cadeia Eslite terá faturado cerca de 347 milhões de euros. E agora até conta com uma loja que é um autêntico fenómeno entre os amantes de livros em Taiwan.