"Promover a cidade do Porto como polo de indústrias criativas num momento em que o Porto se quer destacar pela regeneração urbana" e promover a formação, interação e a troca de conhecimentos entre elementos de diferentes áreas artísticas são objetivos do 'Get Set Festival', explicou à Lusa o diretor do festival Luís Fernandes.
O 'Get Set Art Festival 2015' arranca dia 20 de maio a sua 5.ª edição com o tema "Anatomia das Ideias" na rua D. João IV, no OPO'Lab, que é um laboratório de experimentação e exploração criativa, e promete "dissecar o processo criativo" durante quatro dias, conta Luís Fernandes.
"O 'Get Set' assume-se como um dos "principais festivais a nível de criatividade na cidade do Porto", diz Luís Fernandes, estimando que nesta 5.ª edição do evento apareçam cerca de 250 pessoas diariamente para as conferências e 'workshops' em áreas como a arquitetura, 'design', vídeo, moda, novos media, multimédia, música, interatividade, performance e instalação.
Os ilustradores portugueses André da Loba e André Letria, o Studio Dobra, que realizou o cartaz para o Optimus Primavera Sound 2014, o criativo alemão Eike König que criou o Hort, estúdio de 'design' gráfico em Berlim, ou a designer gráfica e ilustradora espanhola Marta Cerdà são alguns dos nomes que fazem parte da agenda desta edição.
Nas últimas quatro edições, o 'Get Set' trouxe mais de 100 artistas nacionais e internacionais ao Porto e recebeu cerca de quatro mil visitantes, segundo dados da organização.
Com a 'Anatomia das ideias' quer-se não só dissecar o ato de criação e de conceção, mas também entender porque é que algumas ideias funcionam, desencadeando novas perguntas e respostas a todos os níveis, refere a organização.
Trata-se também de um "festival urbano", porque muitos dos eventos acontecem à noite, das 21h00 à meia-noite, refere.
No último dia do 'Get Set', sábado, dia 23, vai ser um dia "especial", que culmina com a inauguração de uma exposição, pelas 18:00, onde vão ser apresentados os pontos altos das edições anteriores.
Os bilhetes já estão à venda e os ingressos variam entre os 40 euros para o semanal, com festa de encerramento incluída, e os 15 euros para os diários.