"Em 2015, a Feira de São Mateus revoluciona o seu 'layout' e apresenta-se mais bonita, mais segura, mais amiga da mobilidade e vai de encontro ao imaginário do 'velho picadeiro'. Uma nova avenida - a Avenida do Centro - irá rasgar o campo da Feira, da Porta de Viriato ao novo palco", revelou.
Durante a apresentação do cartaz da edição n.º 623 da Feira de S. Mateus, que decorreu na quinta-feira à noite junto à Estátua de Viriato, em Viseu, Almeida Henriques informou que o novo palco nascerá no espelho de água do Pavia, "valorizando esta zona ribeirinha tão nobre do Campo da Feira".
"Vai permitir espreitar o recorte da Sé de Viseu. Voltamos a ter atrás do palco o cenário que devíamos ter: o recorte da nossa cidade, tão bonito e que tanto nos orgulha", acrescentou.
Segundo o autarca, as esplanadas das farturas vão rodear o palco, "associando-se ao prazer da música ou do cinema".
"Com esta reforma, criamos um ambiente mais favorável a concertos e experiências memoráveis, ao mesmo tempo que reforçamos a mobilidade e a segurança de quem trabalha e também de quem nos visita. Investimos nesta reformulação do Campo da Feira 200 mil euros e fazemo-lo em nome da qualidade, da segurança e também da mobilidade", referiu, apontando ainda que "o esforço da requalificação vai continuar no próximo ano, sem loucuras e sem despesismos".
Sobre o cartaz da feira, de 07 de agosto a 13 de setembro, garante que apresenta "mais qualidade e diversidade, para todos os públicos.
"Será sem dúvida o melhor cartaz dos últimos anos. Nomes como Banda do Mar, Diabo na Cruz, D.A.M.A., Anselmo Ralph, AGIR, Slimmy e KURA farão a reconciliação dos jovens com o grande palco da Feira, mas privilegiamos também concertos que cruzem gerações, são os casos de Xutos & Pontapés e José Cid", informou.
O "Dia do Emigrante", a 15 de agosto, contará com Tony Carreira, passando ainda pelo palco da Feira "grandes nomes da Lusofonia musical, como António Zambujo e Daniela Mercury".
"A aposta nos artistas da terra será também inequívoca: estão já confirmados, entre muitos, os nomes como Mara Pedro, o Coro Mozart e as nossas bandas filarmónicas e ranchos folclóricos", sublinhou.
Dos 38 dias do certame, 12 serão pagos tal como em 2014, sendo 70 por cento dos dias com entrada gratuita.
O presidente da Câmara de Viseu anunciou ainda que será criada e instalada na Feira de S. Mateus a "ilha da memória", um lugar para "mapear" histórias, gravar testemunhos e recolher documentos e memórias deste certame popular.
"A estátua de Viriato apresentará também um desenho de luz muito especial, para dar as boas-vindas a todos os visitantes. Diria que Viriato será, nesta edição, o nosso convidado de honra", esclareceu.
Entre as novidades está também a inclusão de um saco de boxe itinerante destinado "a quem gosta de dizer mal da Feira de S. Mateus".
"É aqui que podem descarregar as suas frustrações. O desafio que faço é para descarreguem todas as frustrações num saco de boxe e, se não resultar, comecem de novo", concluiu.