O evento, segundo esta fonte, reúne, pela primeira vez no mesmo festival, quatro nomes da guitarra clássica: Marcin Dylla, Anton Baranov, Rafael Aguirre e Dejan Ivanovic.
A iniciativa é organizada pelo Centro Cultural de Amarante (CCA), com o apoio da autarquia local, e vai decorrer em dois momentos distintos - entre 04 e 08 de setembro e de 18 a 21 daquele mês.
Segundo a organização, a competição artística terá "um dos maiores prémios financeiros alguma vez atribuídos no país em concursos de guitarra clássica", com o primeiro prémio na categoria para maiores de 20 anos a ser de 5.000 euros.
O CCA espera que o festival possa projetar o trabalho de formação, ao nível do ensino artístico, que é ministrado naquela instituição de Amarante.
Tito Silva, diretor artístico do evento, sublinhou que, do ponto de vista pedagógico e cultural, os alunos terão a oportunidade de demonstrar o trabalho realizado ao longo dos anos no CCA".
"O mais importante é que, para muitos, esta será uma oportunidade única de contactar e aprender com músicos renomados no mundo da guitarra e da música clássica", acrescentou.