A sétima edição da bienal Ilustrarte inaugura a 21 de janeiro no Museu da Electricidade, em Lisboa, apresentando obras de 50 ilustradores de todo o mundo, incluindo as ilustrações vencedoras de Violeta Lópiz para o livro "Amigos do peito", do autor Cláudio Thebas, publicado em 2014 pela Bruaá.
A partir de um passeio de uma criança por um bairro, "as imagens de Violeta Lópiz conseguem criar uma empatia imediata com o leitor ao revelar as ligações entre lugares, pessoas e afetos", sublinham os comissários da bienal, Eduardo Filipe e Ju Godinho.
Nascida em Ibiza em 1980, Violeta Lópiz fez as ilustrações do texto de Cláudio Thebas a convite da editora portuguesa Bruaá, tendo vivido uma temporada em Portugal em 2014 para a concretização do livro.
De acordo com Eduardo Filipe e Ju Godinho, a participação na Ilustrarte 2016 foi elevada, ultrapassando os 1.700 ilustradores, de 72 países, o que confirma "a implantação da bienal no panorama da ilustração mundial".
"As imagens selecionadas de 50 ilustradores formam um conjunto bastante eclético, marcado por uma grande diversidade de linguagens estéticas e técnicas", sublinham em comunicado.
O júri que escolheu os 50 ilustradores da bienal -- assim com a vencedora do prémio -- foi composto pelo ilustrador Serge Bloch, pelo editor e ilustrador Juanjo Oller, pela ilustradora Johanna Benz (vencedora da ILUSTRARTE 2014) e pela arquiteta Joana Astolfi.
Além de Violeta Lópiz, o júri atribuiu menções especiais à belga Ingrid Godon, ao espanhol Jesus Cisneros e à italiana Claudia Palmarucci e todos eles terão obra exposta no Museu da Electricidade.
Entre os ilustradores selecionados há também vários portugueses, nomeadamente Catarina Sobral, Joana Estrela, Teresa Lima e Daniel Moreira.
Em cada edição, a Ilustrarte dedica um núcleo em particular a um autor português que tenha sobretudo obra para a infância e juventude e a um ilustrador estrangeiro.
A escritora Alice Vieira e o autor e ilustrador francês Serge Bloch -- um dos criadores do elogiado livro 'Eu espero' - são as figuras escolhidas.