A iniciativa, segundo os trabalhadores em comunicado, pretende "divulgar e defender a missão da Fundação Casa da Música através de um conjunto de eventos de natureza artística, com acesso público e gratuito, afirmando os valores promovidos pela Casa no exercício da sua actividade regular".
No domingo, músicos dos vários agrupamentos irão actuar pelas 15h00 em diferentes espaços da cidade.
A estação de metro da Trindade irá receber elementos do Coro da Casa da Música, enquanto no café Guarani será possível ouvir música antiga. Já no Hard Club está prevista a actuação de músicos do Remix e a frente marítima de Matosinhos será palco para os músicos da Orquestra de Jazz de Matosinhos.
A partir 16h00 a praça fronteira à Casa da Música é o local escolhido para receber "todos quantos queiram associar-se a esta acção e assistir à actuação de músicos do universo dos agrupamentos da Casa da Música e de outras formações amigas, em apresentações de vários géneros musicais, como música orquestral, jazz, rock, coral e experimental".
No comunicado, os trabalhadores afirmam que a intenção do ‘É uma Casa portuguesa com certeza’ é "valorizar, celebrar, promover e dar a conhecer o trabalho e as competências da equipa Casa da Música na sua tradução mais genuína: o fazer a música".
Como pano de fundo desta acção estão os cortes de 30% que o Governo impôs à Fundação Casa da Música e que já levaram à demissão de todo o Conselho de Administração.
Para 22 de Março está marcado o Conselho de Fundadores, reunião em que se espera que privados e o Estado consigam definir os próximos tempos da Casa da Música.