Cortiça portuguesa está em exposição na Fresh Paint Contemporary Art Fair, o maior evento de arte de Israel, que atrai anualmente mais de 30 mil visitantes.
A cortiça é a base da criação da designer israelita Rona Meyuchas-Koblenz, fundadora e diretora do Kukka Studio. ‘Blocks’ é uma instalação com 50 metros quadrados, construída com 108 blocos de cortiça fornecidos pela Corticeira Amorim e feitos a partir de três compósitos diferentes, criando uma área informal inspirada na topografia da própria natureza.
A obra surge em resposta a um desafio lançado pelo Museu de História Natural, em Tel Aviv, para a criação de uma área de lazer ao ar livre, num espaço com vista para os jardins botânicos. A exposição começou esta terça-feira, 28 de março, e decorre até amanhã, 1 de abril.
“Fiquei muito entusiasmada com a possibilidade de trabalhar de novo com cortiça, uma vez que é para mim uma fonte de muita inspiração. Acresce que era clara a necessidade de escolher um material sustentável, alinhado com a essência do próprio Museu de História Natural e os seus jardins botânicos”, afirma a artista numa nota enviada ao Notícias ao Minuto.
“É um privilégio voltar a trabalhar com Rona Meyuchas-Koblenz e, desta forma, ter a oportunidade de colocar a cortiça em contacto com a comunidade criativa local, onde está a ser dada especial atenção a materiais simultaneamente sustentáveis e versáteis”, afirma o diretor de Marketing e Comunicação da Corticeira Amorim, Carlos Jesus.