Hugo Canoilas participa em exposição colectiva que questiona a arte

O artista português Hugo Canoilas vai participar numa exposição coletiva intitulada "Was ist Kunst? - Mirrors of Production" (O que é a Arte? - Espelhos de Produção), que inaugura no dia 10 de julho em São Paulo, no Brasil.

Notícia

© Lusa

Lusa
04/07/2013 14:52 ‧ 04/07/2013 por Lusa

Cultura

São Paulo

Comissariada por Tobi Maier, a exposição vai estar patente na Galeria Jaqueline Martins até 17 de agosto.

Os outros artistas convidados são Rasa Todosijevic, Dan Perjovschi & Mark Schreiber, Július Koller, Regina Vater, Viola Yesiltaç, o coletivo IRWIN, Ula Johnsen e Gastão de Magalhães.

Esta exposição lança a questão sobre o que é a arte a partir da apresentação de trabalhos de brasileiros e europeus, muitos deles apresentados pela primeira vez no país.

O título da exposição parte da pergunta feita em alemão em duas séries de trabalhos apresentados na exposição: "Was ist Kunst?", criada pelo artista sérvio Rasa Todosijevic e pelo coletivo esloveno IRWIN durante o período de 1970 e o início de 1980.

O objetivo da mostra é revelar os modos como esses artistas olham para a arte, de uma perspetiva metafísica, estética e histórica, e também de um ponto de vista de crítica institucional no universo das galerias de arte contemporânea e dos museus.

Na mostra, que assenta numa pluralidade de suportes, desde a fotografia à pintura, da joalharia à performance, Hugo Canoilas apresenta trabalhos em que usa pintura, desenho e colagens.

Nascido em Lisboa, em 1977, Hugo Canoilas estudou na Escola Superior de Artes e Design, nas Caldas da Rainha e tem um mestrado em pintura pelo Royal College of Art, em Londres. Vive e trabalha atualmente em Viena, Áustria.

O trabalho de Hugo Canoilas tem sido desenvolvido com base "num caos que existe no universo do pintor, formado por todas as pinturas que existem à priori, na sua cabeça, e pelos eventos artísticos, políticos e sociais na vida contemporânea", segundo uma descrição da Galeria Quadrado Azul, que o representa.

Ainda segundo o texto, a obra deste artista, de 35 anos, está "em permanente mutação, utilizando um vasto leque de linguagens e suportes e que se manifesta de forma heterogénea entre o erudito e popular, entre o social e o artístico".

Hugo Canoilas participou na última edição da Bienal de São Paulo, no Brasil.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas