Lágrimas sentidas e o Mundo (quase todo) a seus pés

Cristiano Ronaldo. Este é o nome ao qual todo, ou quase todo, o Mundo se rendeu ontem. A consagração da época irrepreensível do internacional português foi carimbada com a atribuição da Bola de Ouro, ao granjear 27,99% dos votos. Comovido, Ronaldo deixou que as emoções lhe toldassem o discurso. As palavras foram remetidas para segundo plano, e as lágrimas acabaram por ser protagonistas, tocando a todos. Ou, mais uma vez, a quase todos.

Notícia

©

Notícias Ao Minuto
14/01/2014 08:25 ‧ 14/01/2014 por Notícias Ao Minuto

Desporto

Ronaldo

Era o favorito, porém, não havia certezas quanto ao desfecho. Ronaldo, Messi, ou Ribéry? Foi através de Pelé, a quem cabia anunciar o vencedor da Bola de Ouro 2013, que soou, então, o nome tão aguardado: Cristiano Ronaldo. Pela segunda vez, e apenas com 28 anos, o internacional português e craque do Real Madrid ganhava o tão ambicionado galardão. Quase 28% dos votos lhe traçaram este destino. Merecido, dirá a maioria. Aliás, o seu rival mais próximo, Lionel Messi, assim viria a classificar a atribuição do prémio ao seu adversário.

Ronaldo subiu ao púlpito, o seu filho decalcou-lhe as pisadas. E após selar a vitória com um beijo à criança, foram poucas as palavras que conseguiu proferir. Para lá dos tradicionais agradecimentos, engasgados pela flagrante comoção, coube às lágrimas, ilustrativas dos “sacrifícios” profissionais, o maior tempo de antena.

As reações ao desfecho da entrega do troféu? Quase todas consensuais. Mas, como em tudo, com exceções. Uma delas pertenceu ao presidente da UEFA, Michel Platini. O responsável assumiu que as suas preferências recaíam em Frank Ribéry, falando mesmo em “deceção”. Platini esgrimiu o argumento das conquistas coletivas durante a época para sustentar a sua posição, assinalando que desde que o prémio passou para as mãos da FIFA “houve uma pequena coisa que mudou”.

“Ao longo de 50 anos, a Bola de Ouro teve em conta o resultado e o palmarés sobre o terreno de jogo. Aí, temos o valor global dos jogadores e isso coloca um problema”, salientou Platini em declarações à rádio L’Équipe 21.

Ora, e a consagração de Ronaldo não esteve também isenta de polémicas, nomeadamente, no que ao voto do selecionador iraniano, Carlos Queiroz, diz respeito. O técnico português escolheu Messi para melhor jogador do Mundo em detrimento do compatriota, o que desde logo acendeu o rastilho para incendiar, sobretudo, as redes sociais.

Queiroz viria a explicar, mais tarde, à agência Lusa, que "no Irão o voto não é do selecionador nacional, embora assuma a responsabilidade de o subscrever, é um voto coletivo, no qual participam todos os treinadores da I Divisão do campeonato iraniano. Eu, como selecionador, respeitei democraticamente a decisão e tive de a subscrever".

Certo é que hoje o planeta acordou com Ronaldo a ser notícia Mundo fora. Os ângulos são os mais variados. Uns revelam gáudio pela conquista do jogador do Real Madrid, outros nem tanto, e apelidam-na de injustiça.

A vénia perante o seu feito poderá não ser unânime, mas encherá, pelo menos, uma nação de orgulho. 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Craque dos Wolves surpreende na hora de festejar e já há uma explicação

Wolverhampton

Craque dos Wolves surpreende na hora de festejar e já há uma explicação

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting2353
2Benfica2353
3FC Porto2347
4Sp. Braga2347
5Santa Clara2339
6Casa Pia2336
7Estoril2334
8Vitória SC2332
9Famalicão2331
10Rio Ave2326
11Moreirense2326
12Arouca2325
13C.D. Nacional2323
14Gil Vicente2322
15Estrela2321
16AVS2320
17Farense2316
18Boavista2312
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Alpine A290. Um desportivo acessível que o vai desafiar (literalmente)

Alpine

Alpine A290. Um desportivo acessível que o vai desafiar (literalmente)

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas