Meia-maratona de Lisboa é um dos tópicos da lista de David Weir

David Weir tornou-se uma lenda do desporto em Londres2012, ao conquistar os títulos paralímpicos nos 800, 1.500 e 5.000 metros e na maratona, e quer no domingo vencer a meia-maratona de Lisboa.

Notícia

© Lusa

Lusa
14/03/2014 09:04 ‧ 14/03/2014 por Lusa

Desporto

Campeão

O currículo de David Weir, ou "Weirwolf" [brincadeira linguística com o som de lobisomem, em inglês], como é conhecido, tem dezenas e dezenas de páginas: membro da Ordem do Império Britânico, foi bicampeão em Pequim2008, campeão mundial, em 2011, nas distâncias de 800, 1.500 e 5.000 metros, e é o detentor do recorde de vitórias da Maratona de Londres, com seis títulos.

Por isso, o atleta paralímpico britânico não participa em qualquer prova, escolhe-as a dedo, tal como fez com a meia-maratona de Lisboa, uma competição em que tem por objetivo não só ser o vencedor no segmento de cadeira de rodas, mas também um dos mais rápidos entre os rápidos.

"É uma boa corrida, tem bom tempo, e está muito bem organizada. Treino sempre em Portugal, então é uma boa corrida de preparação para a Maratona de Londres", justificou à Agência Lusa, explicando que "obviamente" o clima é um fator importante.

Weir faz de Portugal uma segunda casa e o motivo para que tal aconteça não podia ser mais compreensível: "Simplesmente o poder sair e treinar todos os dias... tenho estado em Monte Gordo, no Algarve, e consigo acumular muitos quilómetros na estrada, porque o tempo está bom e quente".

Apesar de ter conquistado tudo a que se propôs, o campeão paralímpico está longe de estar satisfeito.

"Ainda há muito mais coisas para ganhar e ainda há muitos objetivos para cumprir. Provavelmente, já não tenho muito mais vida em mim para continuar por muito tempo, por isso preciso de ter pequenos alvos este ano e alguns deles são ganhar em Lisboa outra vez, porque é uma prova rápida, e a maratona de Londres. Seria fantástico. E também tenho os jogos da Commonwealth... tenho um ano atarefado pela frente", confessou.

Para "Weirwolf", que começou a participar em corridas de cadeiras de rodas para mostrar aos irmãos, "grandes pugilistas", e aos amigos, "todos doidos por futebol", que era excelente em alguma coisa, o segredo de tanto sucesso está exatamente na capacidade de desenhar novas metas a cada momento para estar motivado, de caminhar lentamente rumo ao futuro, tão lentamente que não consegue antecipar os próximos Jogos Paralímpicos.

"Será duro, mas esse é o meu objetivo, dar-me bem no Rio2016. Mas tenho tantos objetivos este ano que ainda não estou a pensar no Rio2016. Tenho que viver cada ano à medida que vão chegando, não posso começar a planear muito à frente, porque posso perder o interesse", assumiu o atleta que, apesar de estar a ficar mais velho, não se sente a ficar mais lento.

Como homem sem medos, ou melhor, com um único, o de andar de avião, David Weir incentiva todos a correr, porque, acredita, "toda a gente pode fazer uma maratona, uma meia-maratona", que no fundo não são mais do que um dos tópicos na lista de coisas a fazer antes de morrer.

"Encarem-na de uma maneira descontraída. Espero que tenham feito todo o treino antes. Simplesmente divirtam-se, porque é uma corrida fantástica", concluiu o homem, de 33 anos, que encontrou nas corridas de cadeiras de rodas o seu sítio do Mundo.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Tragédia em Espanha. Jovem basquetebolista morre após grave acidente

Basquetebol

Tragédia em Espanha. Jovem basquetebolista morre após grave acidente

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1436
2Benfica1332
3FC Porto1331
4Santa Clara1427
5Sp. Braga1324
6Vitória SC1321
7Moreirense1420
8Famalicão1318
9Casa Pia1417
10Gil Vicente1416
11Rio Ave1315
12Estoril1414
13Estrela1312
14C.D. Nacional1312
15AVS1412
16Boavista1411
17Arouca1411
18Farense149
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Exposição de carros de André Villas-Boas encerra já em janeiro

Museu do Caramulo

Exposição de carros de André Villas-Boas encerra já em janeiro

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas