Pep Guardiola falou sobre os tempos passados no comando técnico do Barcelona, realçando a dificuldade que é lidar com uma equipa recheada de estrelas, com Messi na primeira linha. "Com muitas estrelas no plantel, como temos no Bayern e eu tive no Barça, podes chegar a situações em que a adversidade pode ser destrutiva. Todos querem jogar. Por exemplo, sempre que deixava Messi no banco havia confusão em Barcelona", afirmou o atual treinador do Bayern de Munique, em entrevista à "Audi Anual Report".
"Se já não podes motivar os teus jogadores, como treinador, sabes que chegou o momento de saíres. Tivemos muito sucesso, 14 títulos em apenas quatro anos... Foi a melhor etapa na história do Barcelona. No entanto, senti dificuldade para me motivar e à minha equipa", acrescentou Guardiola, que falou também sobre o ano sabático e o primeiro contacto com o Bayern.
"Há momentos em que é necessário recarregar baterias. Foi o que fiz quando fui para Nova Iorque. Foi muito improtante para mim, para a mionha família e também para o Barcelona. O meu primeiro contacto com o Bayern foi na Audi Cup de 2011. Rummenigge e Hoeness perguntaram-me sobre os meus planos para o futuro", rematou o treinador espanhol.