"Talento de Ronaldo insuficiente para passar dos oitavos"

O "talento excecional" de Cristiano Ronaldo será insuficiente para levar Portugal para além dos oitavos de final no Mundial2014 de futebol, no Brasil, estima o banco de investimento Goldman Sachs num estudo divulgado hoje.

Notícia

©

Lusa
28/05/2014 11:54 ‧ 28/05/2014 por Lusa

Desporto

Goldman Sachs

O analista Andrew Benito admite que o sucesso da seleção portuguesa dependerá do desempenho do avançado, mas considera o caso português um exemplo de como "alavancar sucesso isolado parece mais comum em economias do que no futebol".

No estudo intitulado "O Campeonato do Mundo e a Economia", é referida a teoria do economista David Ricardo de como certas economias crescem em torno de pequenos setores - no caso luso o setor alimentar e bebidas, calçado e vestuário.

Porém, acrescenta Benito, "existem poucos exemplos [no futebol] onde o sucesso foi construído em torno de um jogador" e considera ainda mais raros os casos no futebol internacional, apontando os exemplos de Pelé e Maradona, que foram suportados por equipas fortes.

Embora Ronaldo tenha tido sucesso nos clubes em que jogou, Manchester United e Real Madrid, os troféus foram sempre ganhos por coletivos compostos por estrelas individuais, argumenta.

O analista vinca que as seleções têm mais dificuldades em construir sucesso do que os clubes, onde é possível "importar" jogadores estrangeiros.

Acrescenta que a dependência da seleção das "quinas" de Ronaldo torna-a "vulnerável a choques", como lesões, porque não existe outro internacional português com tanta influência na equipa.

"Se um 'choque' afetar um setor, podem ser realocados recursos para outros setores, se a economia for 'flexível' e o choque não for muito grande. Este último é uma lição que a economia portuguesa aprendeu através da introdução de reformas estruturais como parte do programa de ajustamento" da troika, vinca Benito.

Aplicando todos estes fatores, estatísticas relativas a prestações anteriores da seleção portuguesa e também das restantes equipas, o estudo prevê que Portugal se qualifique na fase de grupos mas que seja eliminado nos oitavos de final pela Argentina por um resultado 2-1.

A final, prevê o relatório, será entre Brasil e Argentina, e o troféu será conquistado pelo país anfitrião (3-1).

Portugal integra o grupo G da fase final, em conjunto com a Alemanha, frente à qual se vai estrear, a 16 de junho, em Salvador, os Estados Unidos, que defrontará a 22, em Manaus, e o Gana, último adversário na primeira fase de prova, a 26, em Brasília.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Jogador do Benfica acusa adeptos do Sporting: "Chamaram-me paneleiro"

Voleibol

Jogador do Benfica acusa adeptos do Sporting: "Chamaram-me paneleiro"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting2662
2Benfica2662
3FC Porto2653
4Sp. Braga2653
5Santa Clara2643
6Vitória SC2641
7Casa Pia2636
8Estoril2636
9Famalicão2634
10Moreirense2631
11Rio Ave2629
12Arouca2629
13C.D. Nacional2629
14Gil Vicente2623
15AVS2623
16Estrela2623
17Farense2617
18Boavista2615
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Fato usado por Schumacher pode valer mais do que um BMW

Fórmula 1

Fato usado por Schumacher pode valer mais do que um BMW

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas