Cristiano Ronaldo venceu o ‘UEFA Best Player in Europe Award’ da época 2013/2014. Esta é a primeira vez que o jogador português leva esta título para casa, mesmo tendo estado nomeado nas três edições anteriores.
Três grandes nomes do futebol, um único prémio: Neuer, Robben e Ronaldo eram os nomeados ao prémio da UEFA para melhor jogador europeu do ano e todos tinham pontos a favor. A vitória, no entanto, coube ao português. Depois de ter sido considerado o melhor do Mundo, Cristiano Ronaldo volta a ser premiado, num ano em que bateu recordes na Champions.
O guarda-redes alemão e o atacante holandês foram colegas de equipa no Bayern de Munique de Guardiola, que apesar de não ter vencido a Champions voltou a ser o campeão alemão. Ambos contavam também com participações positivas no Mundial2014, no Brasil, ao contrário do português.
Manuel Neuer foi o guarda-redes de serviço dos novos campeões do mundo, que no seu percurso rumo ao título vulgarizam seleções como Portugal e Brasil, com estes últimos a sofrer uma esmagadora goleada (um 7-1 que ficou para a história). Arjen Robben ficou-se pelo terceiro lugar, pela Holanda. Mas o holandês foi para muitos o melhor jogador da Copa, apesar de o prémio ter sido atribuído – não sem polémica – a Messi.
Cristiano Ronaldo, por seu lado, marcou apenas um golo numa participação dececionante da seleção portuguesa e falhou também o título de campeão espanhol. Ainda assim, o português voltou a ser decisivo num Real Madrid que venceu a Copa do Rei e, mais importante, conquistou a almejada 10ª taça, ao vencer em Lisboa a Liga dos Campeões, um título que há muito os ‘merengues’ desejavam. Ronaldo bateu também o recorde de golos na competição, com 17 'tentos', um número que não será fácil bater.