O empresário português Jorge Mendes é reconhecidamente uma das personagens intervenientes no mundo do futebol que mais influência tem no mercado de transferências. Hoje, escreve o The Guardian, diz-se que estará a ser investigado pela FIFA por envolvimento na angariação de participações em fundos de investimentos que detêm passes de jogadores. Este procedimento é contrário aos regulamentos do organismo que gere o futebol mundial.
O empresário Jorge Mendes poderá estar envolvido na angariação de participações em fundos de investimento que detêm passes de jogadores de futebol, violando, alegadamente, os regulamentos da FIFA.
Supostamente, o empresário português terá dado indicação e participado num fundo, que passaria pelo paraíso fiscal com base em Gibraltar, para a aquisição do passe de jogadores, ficando com direito a futuras mais valias de possíveis transferências.
Esta situação, explica o semanário Expresso, configura uma violação das normas da FIFA que proíbem os agentes de "deter qualquer tipo de participação e correspondente compensação financeira na transferência futura de um jogador".
Até agora, nem a Gestifute, empresa detida por Jorge Mendes, nem a FIFA, quiseram comentar o tema.