Em Bata, onde se realizam os dois jogos do primeiro dia da 30.ª edição da competição, a seleção anfitriã marcou aos 16 minutos, pelo jogador do Middlesbrough Nsue Lopez, mas o congolês Thievy Bifouma defraudou as expetativas dos mais de 35.000 adeptos locais, ao empatar a partida aos 87.
Na formação da casa, Javier Balboa, jogador do Estoril-Praia, atuou os 90 minutos, tendo visto o cartão amarelo aos 89.
A Guiné Equatorial foi escolhida para receber a edição de 2015 do CAN depois de Marrocos, a quem a organização da competição foi inicialmente atribuída, ter pedido sem sucesso um adiamento da competição, face à epidemia de ébola que assolou vários países de África Ocidental.
Na cerimónia de abertura da competição, o presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema, manifestou a satisfação do país em acolher uma vez mais a CAN (o país acolheu pela última vez a competição em 2012), apesar das "críticas dos inimigos" do país.
O primeiro dia da CAN2015, que se prolonga até 08 de fevereiro, termina com a estreia do Gabão, orientado pelo técnico português Jorge Costa, frente ao Burkina Faso.
A competição conta com 14 futebolistas que atuam em Portugal e com a presença de outro português, Rui Águas, como selecionador de Cabo Verde.