Octávio Machado falou à imprensa no final do encontro entre o Sporting e o V. Guimarães, lembrando que a arbitragem tem prejudicado o Sporting e favorecido o rival Benfica.
"Este é um campeonato que todos nós percebemos desde o início que, em face da contratação de Jorge Jesus, e da adesão do público na Supertaça e a superioridade demonstrada pela equipa [sobre o Benfica] originou uma série de ações que demonstraram desespero, estratégias alteradas. Mas isso é com os outros... E isso foi tudo provocado pela maneira categórica como o Sporting venceu esse jogo", analisou.
"Este campeonato começou com regras que não foram aprovadas pela grande maioria dos clubes e a Federação Portuguesa de Futebol resolveu não colocar em prática a decisão dos clubes. Estes factos têm contribuído para algumas situações que nos acontecem".
O dirigente leonino enumerou alguns casos em que o Sporting acabou prejudicado e outros em que o Benfica acabou favorecido com as decisões dos árbitros.
"Quando o Sporting foi a Tondela, e quando estava numa zona confortável no jogo, o Tondela conseguiu o empate numa falta marcada ao contrário, num offside e um golo com a mão no mesmo lance".
"Em contrapartida, outro candidato que estava numa zona de desconforto teve suplementos. Estou a lembrar-me de uma falta do Luisão sobre um jogador do Estoril, que dava penálti e expulsão e depois o 2-0, num penálti assinalado que ninguém consegue dizer que existiu".
"Depois tivemos o caso com o João Pereira, de uma mão nas costas, deu penálti e expulsão indevida. No mesmo jogo, um penálti claro sobre o Slimani não foi assinalado".
"Depois veio a terceira jornada, em que o Sporting foi jogar à Académica [Coimbra] e foi assinalado um penálti ao Sporting, numa situação em que a falta é sobre o Adrien. E houve mais uma falta sobre o Slimani que não foi assinalada".
"Seguiu-se o Rio Ave, onde sofremos um golo em que a jogada é iniciada com um offside do Rio Ave. Na jornada seis, no Boavista-Sporting – quero prestar justiça aos nossos adversários que não têm culpa de nada disto e foram adversários de grande valor -, mais uma vez um penálti por marcar".
"Ao contrário de Benfica-Estoril, um penálti claro que não foi assinalado. Aqui, uma mão que toda a gente viu não foi assinalada. Contra o Sporting tem valido tudo...".
"Uns tiveram suplementos que lhes permitiram respirar melhor, para outros os suplementos foram-lhes servidos pela negativa. Acho que é melhor reflectirmos sobre isto, tranquilamente. O curioso é que quem está atrás [Benfica] não se queixa. Estamos em primeiro com o FC Porto, não há ninguém a cima de nós, e isto que sirva para análise".