Finalizada a temporada desportiva, João Sousa está a cumprir etapas na preparação do próximo ciclo, tendo já realizado um conjunto de exames médicos para ficar habilitado a competir no circuito ATP.
Até aqui, o organismo que tutela o ténis ao mais alto nível não exigia qualquer visto médico prévio para competir, mas a situação foi alterada e, a partir de 1 de janeiro, todos os atletas terão de estar devidamente credenciados clinicamente.
“Todos os jogadores estão a ser obrigados a passar por um reconhecimento médico e eu já estou a tratar disso. Já tenho hora marcada, na segunda-feira de manhã, para fazer o eletrocardiograma. Hoje [esta terça-feira] sujeitei-me às análises ao sangue e também vou fazer aquele teste que determina o limiar anaeróbico”, explicou o tenista 33º no ranking mundial, em declarações ao jornal O Jogo.
Além destes testes, o atleta luso confidenciou que também já fez exames de rotina em Lousada e Penafiel, algo que é hábito fazer todos os anos antes de começar a competir, durante a pré-temporada.