Pedro Proença foi o último dos cinco árbitros portugueses que marcaram presença em fases finais, tendo dirigido a final do Euro2012, entre Espanha e Itália.
Antes do atual presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) estiveram presentes em fases finais Vítor Pereira (2000), Rosa Santos (1988), António Garrido (1980) e Lucílio Baptista (2004).
Os 18 árbitros escolhidos para os 51 jogos do Euro2016, que vai ser disputado entre 10 de junho e 10 de julho, vão liderar equipas com dois assistentes e dois assistentes de baliza, que, segundo a UEFA, serão provenientes, na sua maioria, dos países dos chefes de equipa.
As equipas de arbitragem completas vão ser anunciadas em fevereiro de 2016, depois de um curso de formação para os árbitros assistentes, entre 26 e 28 de janeiro, no Chipre.
Depois, já com as escolhas feitas, a UEFA promove o curso anual para árbitros de elite, entre 01 e 05 de fevereiro, e a formação preparatória para a competição, já em França, entre 18 e 22 de abril. As equipas de arbitragem têm chegada a solo gaulês prevista para 06 de junho.
A seleção portuguesa vai disputar o grupo F do Euro2016, no qual vai defrontar Islândia, Áustria e Hungria.
Os 18 árbitros selecionados para o Euro2016:
Björn Kuipers (Holanda)
Carlos Velasco Carballo (Espanha)
Clément Turpin (França)
Cüneyt Çakir (Turquia)
Damir Skomina (Eslovénia)
Felix Brych (Alemanha)
Jonas Eriksson (Suécia)
Ovidiu Hategan (Roménia)
Pavel Královec (Republica Checa)
Mark Clattenburg (Inglaterra)
Martin Atkinson (Inglaterra)
Milorad Mazic (Sérvia)
Nicola Rizzoli (Itália)
Sergey Karasev (Rússia)
Svein Moen (Noruega)
Szymon Marciniak (Polónia)
Viktor Kassai (Hungria)
William Collum (Escócia)