Meteorologia

  • 16 NOVEMBER 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º
Veja aqui o calendário
Veja aqui o calendário
Betano

"Carrillo? O Benfica está obcecado com o Sporting"

José Eduardo, antigo jogador dos 'leões', entende que a aquisição do internacional peruano é uma "vingança" pela mudança de Jorge Jesus no princípio da temporada para Alvalade.

"Carrillo? O Benfica está obcecado com o Sporting"
Notícias ao Minuto

11:00 - 31/01/16 por Carlos Fernandes com Sérgio Abrantes

Desporto José Eduardo

José Eduardo, antigo jogador do Sporting, analisou, em entrevista ao Desporto ao Minuto, alguns dos temas ‘quentes’ da atualidade ‘leonina’. Falou do momento desportivo que o clube atravessa ao 'caso Carrillo', e o ex-atleta não se escusou de comentar qualquer assunto.

Como vê o momento desportivo pelo qual atravessa o Sporting?

Estamos muitíssimo bem na Liga, em primeiro lugar. Estou satisfeito com o comportamento da equipa. Há espaço para evoluir, mas o Sporting joga o melhor futebol do campeonato português, seguido do Sporting de Braga. O Benfica tem melhorado nos últimos tempos, já se aproximou da bitola que os adeptos querem, mas, a verdade é que, no decorrer deste campeonato, a melhor equipa é o Sporting.

O Benfica que, segundo dão conta as últimas notícias, pode estar perto de se reforçar com André Carrillo…

Há muito tempo que o Carrillo não joga no Sporting, foi substituído, com grande vantagem para nós, por dois jovens, o Matheus Pereira e o Gelson, que de outra maneira não tinham aparecido. A partir do momento em que o Carrillo decidiu abandonar o Sporting e seguir o seu caminho, o que é legítimo, há a possibilidade de ir para o Benfica. Obviamente que é um reforço para próxima época, mas é preciso ter em atenção quem irá sair do Benfica…

Refere-se a uma possível saída de Gaitán?

De certeza absoluta que estamos na presença de uma troca que não é vantajosa para o Benfica, que é perder o Gaitán e ganhar o Carrillo. Eu preferiria ter Gaitán e não ter o Carrillo… Ou então ter os dois, mas isso não vai acontecer, se fosse benfiquista não ficaria satisfeito.

Estamos na presença de uma espécie de vingança por aquilo que se passou no princípio da época com Jorge Jesus?

Penso que sim, mas é legitima. Ao contrário do que a máquina de propaganda do Benfica tem posto a circular, obviamente que há aqui uma obsessão em relação ao Sporting, expressa em várias atitudes, processos, pedidos de indemnização… Há uma clara obsessão e uma tentativa infantil de vingança.

E essa estratégia tem beneficiado o Benfica?

A estratégia do Benfica é errada. Desde o principio que se viu que aceitou muito mal o desenlace do caso Jesus. Mas o único culpado foi o Benfica, que não o quis, e o Sporting aproveitou essa oportunidade. A partir desse momento, tem demonstrado uma obsessão em se desforrar do Sporting. A meu ver é uma estratégia errática e errada. Focaram-se tanto no Sporting que se esqueceram, sobretudo no princípio do campeonato, de acompanhar a equipa, fazê-la crescer e dar tranquilidade ao treinador.

Jorge Jesus disse, em entrevista ao jornal espanhol Marca, que era possível ainda vir a treinar o FC Porto. Como viu estas declarações?

O Jorge Jesus tem contrato com o Sporting e é um super-treinador, isso é quase unanimemente reconhecido. Mas é um profissional. Vamos supor que as coisas não correm bem no Sporting. A partir desse momento, o Jorge Jesus terá de compor a sua vida. Era demagógico dizer que ficaria no Sporting para o resto da vida. Mas eu sei, com conhecimento de causa, que o Jorge Jesus está de alma e coração no projeto do Sporting.

O FC Porto tomou uma boa opção ao contratar José Peseiro, um treinador que não conseguiu vingar no Sporting?

Quando chegamos a meio do campeonato é muito difícil arranjar treinadores e, sobretudo, quando a carreira do clube está aquém das expetativas, como é o caso do FC Porto. Portanto, o José Peseiro, que estava à mão e é um tipo muito competente, pode ser uma solução, embora num enquadramento extremamente negativo. É muito difícil pegar numa equipa que está viciada num determinado modelo de jogo, e isso foi visível nos dois primeiros jogos. É uma tarefa ciclópica para um treinador como o Peseiro, que parte em grande desvantagem, daí o contrato ser de ano e meio. Penso que, neste meio ano, pouco ou nada se pode exigir ao José Peseiro, que irá apanhar o comboio em grande andamento e com uma linha um bocadinho torta, ou seja, com grandes possibilidades de descarrilar.

Nesse caso, acha que o Benfica será o principal concorrente do Sporting na luta pelo título?

Quem tem maior potencial é o Benfica, é o clube de maior dimensão. Fazendo uma análise àquilo que se tem passado, vemos que o FC Porto está no mau caminho. Mas no futebol tudo se altera de um momento para o outro, basta um resultado melhor ou pior para alterar o comportamento das equipas. Não podemos dizer que o Sporting é o grande candidato ao título, assim como não podemos dizer que o FC Porto está completamente afastado da corrida. Este próximo mês, que será especialmente intenso para o Benfica, pode ser decisivo em termos de definirmos claramente quais são os grandes candidatos ao título.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório