Durante a reunião da comissão de desportos da CPLP foram abordados vários assuntos, com destaque para a apresentação do relatório da última reunião da Comissão de Desporto, realizada em Maputo, em 2015.
Também foi apresentado o relatório da comissão de Disciplina dos Jogos Desportivos da CPLP, bem como da conferência de ministros da Juventude e do Desporto da CPLP.
Na sua intervenção, a ministra da Educação e Desporto de Cabo Verde, Fernanda Marques, não escondeu a satisfação por o país acolher os jogos no próximo mês de julho, num ano com três eleições - legislativas, a 20 de março, autárquicas e presidenciais, ambas por marcar.
Por isso, afirmou que os jogos provavelmente terão outra equipa governativa, mas a mesma lógica da governação integrada.
Em entrevista à agência Lusa em setembro de 2014, a ministra considerou que organizar os Jogos da lusofonia será uma "grande oportunidade" de "trazer os olhos do mundo" para o país e fará tudo para que sejam um sucesso.
Em Cabo Verde, os Jogos da CPLP serão organizados em três ilhas - Santiago, São Vicente e Sal -, como forma de aproveitar e potenciar as infraestruturas já existentes.
Os Jogos da CPLP foram realizados em 2014 em Angola, competições que fizeram deslocar à capital angolana 590 atletas de Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Portugal, Brasil e Timor-Leste. A Guiné-Bissau foi o único ausente.
Os Jogos, realizados desde 1992, quatro anos antes da institucionalização da Comunidade, em 1996, envolvem atletas até aos 16 anos, exceto o atletismo para pessoas com deficiência, que pode ser disputado por atletas até aos 20 anos.
Cabo Verde deverá introduzir o concurso de desportos náuticos, muito praticados no país.