Ilha cabo-verdiana do Sal prepara-se para acolher V Jogos da CPLP

A ilha cabo-verdiana do Sal começou hoje a preparar-se para acolher a V edição dos Jogos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), com a realização de uma reunião com os directores de desporto da comunidade.

Notícia

© Lusa

Lusa
01/02/2016 18:05 ‧ 01/02/2016 por Lusa

Desporto

Preparação

Durante a reunião da comissão de desportos da CPLP foram abordados vários assuntos, com destaque para a apresentação do relatório da última reunião da Comissão de Desporto, realizada em Maputo, em 2015.

Também foi apresentado o relatório da comissão de Disciplina dos Jogos Desportivos da CPLP, bem como da conferência de ministros da Juventude e do Desporto da CPLP.

Na sua intervenção, a ministra da Educação e Desporto de Cabo Verde, Fernanda Marques, não escondeu a satisfação por o país acolher os jogos no próximo mês de julho, num ano com três eleições - legislativas, a 20 de março, autárquicas e presidenciais, ambas por marcar.

Por isso, afirmou que os jogos provavelmente terão outra equipa governativa, mas a mesma lógica da governação integrada.

Em entrevista à agência Lusa em setembro de 2014, a ministra considerou que organizar os Jogos da lusofonia será uma "grande oportunidade" de "trazer os olhos do mundo" para o país e fará tudo para que sejam um sucesso.

Em Cabo Verde, os Jogos da CPLP serão organizados em três ilhas - Santiago, São Vicente e Sal -, como forma de aproveitar e potenciar as infraestruturas já existentes.

Os Jogos da CPLP foram realizados em 2014 em Angola, competições que fizeram deslocar à capital angolana 590 atletas de Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Portugal, Brasil e Timor-Leste. A Guiné-Bissau foi o único ausente.

Os Jogos, realizados desde 1992, quatro anos antes da institucionalização da Comunidade, em 1996, envolvem atletas até aos 16 anos, exceto o atletismo para pessoas com deficiência, que pode ser disputado por atletas até aos 20 anos.

Cabo Verde deverá introduzir o concurso de desportos náuticos, muito praticados no país.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Quando era pequenino: "No 1.º jogo dos leões disse que seria presidente"

Quando Era Pequenino

Quando era pequenino: "No 1.º jogo dos leões disse que seria presidente"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Benfica2353
2Sporting2252
3Sp. Braga2347
4FC Porto2246
5Santa Clara2238
6Casa Pia2336
7Vitória SC2231
8Estoril2231
9Famalicão2228
10Rio Ave2226
11Moreirense2226
12Arouca2224
13C.D. Nacional2323
14Gil Vicente2322
15Estrela2220
16AVS2219
17Farense2215
18Boavista2312
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Já viu todos os carros de Fórmula 1 para a época de 2025?

Fórmula 1

Já viu todos os carros de Fórmula 1 para a época de 2025?

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas