Ordem, autoridade e segurança: Qual o ‘segredo’ por detrás de um dérbi?

Fique a conhecer as principais medidas e preocupações da Polícia de Segurança Pública (PSP) no que toca à segurança dos adeptos nos estádios.

Notícia

©

Paulo Rocha e Ruben Valente
05/03/2016 11:30 ‧ 05/03/2016 por Paulo Rocha e Ruben Valente

Desporto

Entrevista

Título, honra e história. Este dérbi entre Sporting e Benfica terá muito mais que os três pontos em jogo e, por isso, 'ferve' mais do que nos últimos anos. O Desporto ao Minuto foi falar com o sub-intendente Pedro Pinho, responsável máximo da PSP, no que diz respeito à segurança nos estádios da Luz e Alvalade, com o objetivo de saber o que se passa nos bastidores de um jogo de futebol.

Como prepara a PSP um jogo destes e quais são as principais dificuldades no acompanhamento dos adeptos ao estádio? Estas são algumas das questões a que pretendemos responder, depois da (grande) ajuda do sub-intendente Pedro Pinho, que desmistificou todo o trabalho que está por detrás de um dérbi.

Cada jogo é uma preparação, cada partida de futebol é como se de uma história diferente se tratasse. “Há sobretudo experiência e saber. Há uma série de eventos que nos vão corrigindo”, disse o agente relativamente à preparação de um jogo de grande dimensão.

Preparar este dérbi? Este Sporting-Benfica tem sido preparado desde o último dérbi, que data de 21 de novembro. “É um processo continuado”, referiu. Nesta preparação, tudo é analisado. O sub-intendente garante que as declarações, por vezes inflamadas, dos dirigentes desportivos, não são exceção.

E como é a relação com os adeptos de futebol? Para Pedro Pinho é fácil lidar com os adeptos. O segredo está na “adequação do comportamento ao adepto tipo”, sempre com o foco na segurança e no conforto das pessoas. O objetivo da polícia é sempre causar o menor impacto possível.

E quais são então as principais dificuldades no acompanhamento dos adeptos? Pedro Pinho enumera algumas: As zonas envolventes aos estádios da Luz e de Alvalade; preocupação em que todos os adeptos entrem a horas para o jogo; a data do jogo (um encontro que aconteça numa sexta às 19h irá sempre ser mais caótico do que um jogo que decorra a um sábado ou a um domingo); e o calendário indefinido, que não permite preparar os jogos com maior antecedência.

No que toca às provocações dos adeptos, Pedro Pinho, em particular, afirma que não é difícil controlar-se. No entanto, no início destas funções, é sempre preciso uma preparação mental para lidar com insultos e injúrias. Há que consultar pessoas mais experientes e pedir certos conselhos.

No entanto, não se pense que a preparação de um jogo de grande dimensão é fácil. Cada agente utiliza cerca de 200 horas do seu tempo para preparar um encontro destes. Existe muito trabalho prévio e “muitas noites sem dormir”.

E a relação entre PSP e clubes?

Os clubes também são parte importante no processo da segurança dos adeptos. Desde logo são feitas várias reuniões, neste caso, entre os principais emblemas de Lisboa e a Polícia, com um único objetivo em comum: a segurança dos adeptos.

Das coisas que mais me deixam feliz é poder ver pais e filhos no futebol, e amigos ou namorados, de clubes diferentes, sentados ao lado uns dos outros”, referiu o sub-intendente da esquadra da 3.ª divisão de Benfica.

Veja a segunda parte do trabalho aqui e veja como é as claques desenvolvem o seu trabalho, numa entrevista onde os líderes de duas das maiores claques portuguesas desmistificam a imagem negativa que possuem.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

John Terry termina Maratona de Londres a coxear e a sangrar do mamilo

Inglaterra

John Terry termina Maratona de Londres a coxear e a sangrar do mamilo

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3175
2Benfica3175
3Sp. Braga3164
4FC Porto3162
5Vitória SC3151
6Santa Clara3150
7Famalicão3144
8Casa Pia3041
9Estoril3039
10Moreirense3136
11Rio Ave3133
12Arouca3133
13C.D. Nacional3133
14Gil Vicente3132
15Estrela3129
16AVS3124
17Boavista3121
18Farense3121
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Como circular na estrada quando os semáforos não funcionam?

Segurança

Como circular na estrada quando os semáforos não funcionam?

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas