"Jogo na NBA, sou preto e sou gay"

Jason Collins (ao centro na foto) é o primeiro jogador das quatro principais ligas profissionais norte-americanas a assumir a sua homossexualidade enquanto ainda em actividade.

Notícia

©

DN
30/04/2013 05:28 ‧ 30/04/2013 por DN

Desporto

Revelação

Jason Collins, que nesta temporada foi jogador dos Washington Wizards, assumiu a sua homossexualidade numa entrevista à revista Sports Illustrated, que será lançada no próximo dia 6 de Maio.

"Sou um jogador da NBA, tenho 34 anos, sou negro e sou gay", assim começa o artigo da revista norte-americana. "Não tinha a intenção de ser o primeiro atleta assumidamente gay a jogar numa grande liga americana. Mas já que sou, estou feliz por começar a conversa", afirmou o atleta, com 12 anos de experiência na NBA e actualmente um jogador livre.

A revelação de Jason Collins levou já a diversas manifestações de apoio ao jogador nas redes sociais. No Twitter, Kobe Bryant, uma das maiores estrelas da liga norte-americana de basquetebol profissional, mostrou-se "orgulhoso de Jason Collins. Não cales quem és só pela ignorância dos outros".

Entre as mensagens de apoio Collins a estão ainda a da Casa Branca, do actual comissário da NBA, David Stern, e do ex-presidente norte-americano Bill Clinton, cuja filha, Chelsea, era amiga de Collins na Universidade de Stanford, mas também da ex-basquetebolista portuguesa da NBA feminina, Ticha Penicheiro.

"É preciso ser um homem forte, com um carácter forte e muita confiança para admitir aquilo que Jason Collins admitiu", sustentou Ticha Penicheiro, numa mensagem colocadas na sua conta de Twitter.

O porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, elogiou a "coragem" de jogador da NBA, classificando-a como "mais um exemplo do progresso que tem sido feito e da evolução que está a ter lugar no país".

Stern sublinhou que Jason e seu irmão gémeo, Jarron, "têm sido membros exemplares da família NBA" e elogiou Collins pela coragem e capacidade de liderança patenteadas com o seu gesto.

"Ao longo da sua carreira, Jason tem sido um jogador que merece um grande respeito, e estamos orgulhosos que ele tenha assumido e mantido o manto da liderança nesta questão tão importante", disse Stern.

Bill Clinton frisou que "o anúncio de Jason é um momento importante para o desporto profissional e para a história da comunidade LGBT (Lésbicas, Gay, Bissexual e Transexual)", mas também "a indicação directa de um bom homem, que não quer mais do que aquilo que muitos de nós procuramos: ser capaz de ser quem somos, para fazer o nosso trabalho, construir as família e contribuir para as nossas comunidades".

O ex-chefe de Estado norte-americano aproveitou para recordar que "para muitos membros da comunidade LGBT esses objectivos simples são ainda imperceptíveis" e disse esperar que "todos, especialmente os colegas de Jason na NBA, os meios de comunicação e os seus muitos fãs lhe manifestem apoio e respeito".

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Festa de arromba! O momento em que CR7 dança com Dolores Aveiro

Cristiano Ronaldo

Festa de arromba! O momento em que CR7 dança com Dolores Aveiro

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting2050
2Benfica2044
3FC Porto2042
4Sp. Braga2040
5Santa Clara2035
6Casa Pia2030
7Vitória SC2029
8Estoril2027
9Famalicão2024
10Rio Ave2024
11Moreirense2023
12Gil Vicente2022
13Arouca2022
14C.D. Nacional2019
15AVS2018
16Estrela2017
17Farense2015
18Boavista2012
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Ronaldo faz 40 anos. Este foi o primeiro carro que comprou como prenda

Cristiano Ronaldo

Ronaldo faz 40 anos. Este foi o primeiro carro que comprou como prenda

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas