Pinto da Costa discursou na Junta de Freguesia de Afurada, em Vila Nova de Gaia, na sequência de uma visita à localidade, que já se tornou uma tradição no final da época dos "dragões".
Recebido nas ruas por centenas de apoiantes, foi já no edifício da autarquia da Afurada que o dirigente agradeceu o apoio dado ao clube ao longo da época, não evitando algumas “farpas” ao rival Benfica.
"O nosso pensamento é sempre nas vitórias, e estas são concretizadas pelos jogadores, seja no primeiro ou 92.º minuto, conforme nos der mais gozo, para deixar os nossos adeptos, de todo o país, felizes", afirmou Pinto Costa, numa alusão ao triunfo sobre o Benfica (2-1) na 29.ª e penúltima jornada do campeonato, com um golo de Kelvin, aos 92 minutos.
O presidente do FC Porto voltou a fazer uma referência aos desaires dos “encarnados”, depois de Luís Filipe Menezes, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, ter dito no seu discurso que a sua autarquia "sempre esteve a aberta a receber todos clubes do norte a sul".
"Sou testemunha de que Gaia recebe por igual todas as equipas. Nós quando ganhámos a Taça UEFA fomos recebidos com pompa e circunstância. Agora que culpa tem ele que os outros a tenham perdido?", ironizou, em alusão à derrota dos “encarnados” na final da Liga Europa.
Redobrando os agradecimentos, o líder do “dragões” teve tempo ainda para recorrer ao humor: "Quando cheguei fiquei algo assustado, porque quando começaram a cantar ‘campeões, campeões’ pensava que estavam a dizer outra coisa. Por isso, prefiro que comecem a dizer "tricampeões, tricampeões" para que evitar confusões...".
Ainda nesta sessão, na Junta de Freguesia de Afurada, Luís Filipe Menezes, agora candidato à liderança da Câmara do Porto, deixou um compromisso.
"Um presidente da Câmara tem obrigação de ser isento, mas isso não significa ser insensato. E seria insensato não perceber que o FC Porto é diferente porque é símbolo da cidade e da região. Tenho certeza de que no próximo ano poderemos estar a receber o FC Porto na varanda dos Paços do Concelho do Porto", garantiu.
A comitiva percorreu, depois, as ruas da freguesia, com centenas de pessoas nas ruas e nas varandas a pintar de azul e branco a localidade.
Pinto da Costa foi, também, visitar a Casa dos Dragões da Afurada, onde, na varanda, voltou a discursar: "Espero continuar a não vos desiludir, ser digno dos vossos aplausos e dos insultos dos nossos inimigos", referiu, integrando, depois, o coro de vozes que, na rua, cantavam o hino do FC Porto.