Schäuble defende compra ilimitada de dívida pelo BCE

O ministro das finanças alemão, Wolfgang Schäuble, defendeu hoje a decisão do Banco Central Europeu (BCE) de comprar ilimitadamente dívida pública dos países do euro mais vulneráveis no mercado secundário, em declarações à emissora pública Deutschlandfunk.

Notícia

© EPA

Lusa
14/09/2012 09:10 ‧ 14/09/2012 por Lusa

Economia

Euro

A fixação de um limite pelo banco central para a compra de dívida seria um convite aos especuladores", sublinhou o político democrata-cristão.

Schäuble disse ainda que o BCE age de forma independente e cumpriu muito bem o seu mandato nos últimos 10 anos".

Em entrevista ao matutino alemão Sueddeutsche Zeitung, o presidente do BCE, Mario Draghi, defendeu também a política da instituição que dirige, ultimamente muito criticada por alguns políticos alemães, sobretudo depois da decisão anunciada na semana passada de comprar dívida pública de países do euro a cumprir programas de ajustamento no mercado secundário, para os proteger da alta dos juros.

Draghi disse que a desconfiança de muitos alemães dificulta o seu trabalho e prontificou-se a dar esclarecimentos no parlamento alemão, se for solicitado a fazê-lo.

Lamentou também as diferenças opiniões com o Bundesbank (Banco Central Alemão) e com o seu presidente, Jens Weidmann, quando à compra de dívida pública dos países membros.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas