Portugal volta a testar hoje o mercado de dívida para levantar 1.750 milhões

O Estado português volta hoje ao mercado primário para vender bilhetes do Tesouro (BT) a seis e 18 meses. Com esta emissão dupla, Portugal espera angariar até 1.750 milhões de euros.

Notícia

© EPA

Mafalda Aguilar
19/09/2012 07:50 ‧ 19/09/2012 por Mafalda Aguilar

Economia

Leilão

A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) vai  tentar colocar hoje entre 1.500 e 1.750 de títulos de dívida a seis meses e 18 meses.

Portugal volta a lançar uma linha de BT a 18 meses, um prazo que vai além de Setembro de 2013, mês em que vence a primeira linha de Obrigações do Tesouro (OT) que Portugal terá de pagar já sem o apoio total dos credores internacionais (União Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional).

O duplo leilão acontece num ambiente de crise política, motivado pelas austeras medidas de austeridade recentemente anunciadas pelo Governo, nomeadamente a proposta de aumentar os descontos dos trabalhadores para a Segurança Social, uma situação que fez ontem aumentar os juros da dívida portuguesa no mercado secundário, contrariando a tendência registada nos restantes países da periferia.

Ainda assim os analistas acreditam que os custos de financiamento de Portugal vão baixar na emissão de hoje, depois de o presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, ter revelado, no início do mês, os detalhes do programa de compra de dívida da autoridade monetária.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas