Pensões de sobrevivência levam cortes já em Janeiro

Com o objectivo de compensar a não aplicação da TSU dos pensionistas e o chumbo do Tribunal Constitucional (TC), o Governo vai aplicar já em Janeiro do próximo ano uma série de cortes nas pensões de sobrevivência. De acordo com o documento a que a TSF teve acesso, a meta é uma poupança de 100 milhões de euros e o corte previsto é de quase 4% no total da despesa com este tipo de pensões.

Notícia

© Reuters

Notícias Ao Minuto
06/10/2013 07:26 ‧ 06/10/2013 por Notícias Ao Minuto

Economia

Orçamento

O Governo está a preparar mais um pacote de cortes. De acordo com a informação avançada este domingo no site da TSF, o Executivo de Pedro Passos Coelho comprometeu-se com a troika, aquando da oitava e nona avaliações, em cortar quase 4% do total da despesa com pensões de sobrevivência (apoio atribuído a viúvos de forma a compensar a perda de rendimento do conjugue falecido).

Segundo um documento a que a rádio teve acesso, o objectivo é poupar 100 milhões de euros, embora ainda não sejam conhecidos os patamares mínimos para esses cortes. Por ano, o Estado gasta em média 2.700 milhões de euros com este tipo de apoio.

Contactadas pela TSF, fontes do Governo confirmam que as pensões de sobrevivência serão sujeitas as condições de recursos, isto é, serão feitos cálculos de modo a que esta pensão possa ser somada à reforma, facilitando a previsão do corte a ser efectuado.

As mesmas fontes revelam ainda que os cálculos serão feitos de forma automática, e que os cortes serão progressivos, ficando mais à mercê as pensões mais elevados.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas