Taxa do audiovisual deve subir para 2,81 euros

Depois de a televisão SIC ter avançado que o Governo pretende aumentar a Contribuição Audiovisual, cobrada a todos os portugueses na factura da electricidade, o jornal Público adianta, este sábado, que a mesma deverá passar dos actuais 2,25 para os 2,65 euros, sendo que a este valor ainda acrescerá o imposto. Contas feitas, o aumento deverá rondar os 40 cêntimos, passando para os 2,81 euros (com IVA).

Notícia

© Lusa

Notícias Ao Minuto
12/10/2013 09:59 ‧ 12/10/2013 por Notícias Ao Minuto

Economia

Televisão

O gabinete do ministro da tutela, Miguel Poiares Maduro, enviou ontem às redacções uma nota para supostamente esclarecer a notícia avança no jornal da tarde da SIC sobre o aumento da Contribuição Audiovisual paga pelos portugueses na factura da luz.

Porém, no documento, citado hoje pelo jornal Público, a tutela limita-se a explicar que “hoje em dia os portugueses pagam o serviço público de rádio e televisão através dos seus impostos (via indemnização compensatória) e através da contribuição para o audiovisual (CAV)", mas "o Governo entende (…) que esses financiamento deve ser feito apenas via CAV para ser o mais transparente possível.”

“É isso que vai acontecer no próximo ano, sendo que, no global e face a este ano, os portugueses vão pagar menos pelo serviço público de rádio e televisão", diz o ministro, acrescentando que “o montante exacto desse financiamento público será conhecido no Orçamento do Estado 2014".

Mas o jornal Público avança hoje que é intenção do Governo aumentar essa contribuição de todos os portugueses com contratos de electricidade em cerca de 40 cêntimos, passando dos actuais 2,25 euros (valor sem IVA) para os 2,65 euros.

Contas feitas com IVA, o consumidor passará a pagar cerca de 2,81 euros, um aumento de 18%, destaca o jornal Público, recordando no entanto que a CAV não sofre alterações desde 2011.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas