Estado 'perdoa' dívida a empresas públicas no valor de 1.830 milhões

O Orçamento do Estado para o próximo ano prevê um ‘perdão’ na ordem dos 1.830 milhões de euros a três empresas públicas (Estradas de Portugal, Metro de Lisboa e Refer) por forma a iniciar um processo de saneamento financeiro. Segundo apurou o Diário Económico, trata-se de uma política que o Governo pretende manter no futuro e aplicar a outras empresas de que é accionista.

Notícia

©

Notícias Ao Minuto
18/10/2013 08:51 ‧ 18/10/2013 por Notícias Ao Minuto

Economia

Orçamento do Estado

O Estado pretende, pode ler-se na proposta do Orçamento para 2014, “proceder à conversão em capital de créditos” de empresas públicas “perante o Tesouro”, através de “amortizações de empréstimos estimadas até final de 2013 e o valor inscrito para 2014”.

Em causa, conta hoje o Diário Económico, está a conversão de empréstimos da Direcção Geral do Tesouro e Finanças (DGTF) contraídos pela Estradas de Portugal, Metro de Lisboa e Refer, que no final do primeiro trimestre acumulavam 14.428 milhões de euros de dívida conjunta, em capital.

Significa isto que, o que o Governo pretende fazer é perdoar cerca de 1.830 milhões de euros à Estradas de Portugal, Metro de Lisboa e Refer, empresas de que é accionista, ou seja, parte de dívida contraída com o Tesouro e, em simultâneo, transformá-la em capital próprio das empresas.

Com esta medida, prevista no OE2014, o Estado espera contribuir para o reequilíbrio financeiras das empresas públicas de transporte e iniciar um processo de saneamento financeiro nas mesmas, conforme apurou o Diário Económico.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas