Decisões do Constitucional "têm impacto" nos mercados

O presidente da Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP), João Moreira Rato, admite em entrevista ao programa ‘Tudo é Economia’ da rádio TSF, que “as decisões do Tribunal Constitucional têm algum impacto na percepção que os investidores têm do programa de ajustamento” português.

Notícia

© Lusa

Notícias Ao Minuto
26/10/2013 10:25 ‧ 26/10/2013 por Notícias Ao Minuto

Economia

Moreira Rato

Já muitos o disseram, pelo que o presidente do IGCP, João Moreira Rato, apenas reforça, este sábado em entrevista ao programa ‘Tudo é Economia’ da rádio TSF, que as decisões dos juízes do Palácio Ratton tem “impacto” nos investidores e, consequentemente, nos mercados.

“As decisões do Tribunal Constitucional têm algum impacto na percepção que os investidores têm do programa de ajustamento”, afirma Moreira Rato, sublinhando porém que “os mercados vão digerindo [essa] informação aos poucos”.

“Os nossos investidores estão, em geral, muito bem informados, e portanto a sua percepção não muda rapidamente. Muda gradualmente”, explica.

Neste sentido, refere o presidente do IGCP, os mercados estão sempre atentos ao que acontece em Portugal, designadamente no sector político. O que, destaca Moreira Rato, pode ser constatado aquando da crise política de Julho, momento em que “pode seguir-se bastante bem qual através da reacção dos nossos spreads”.

Quanto ao futuro, segundo resgate ou programa cautelar, o responsável diz acreditar que a dívida pública é “perfeitamente sustentável”, nem que seja, “eventualmente” com a ajuda de um programa cautelar.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas