Nem com programa cautelar Portugal escapa à austeridade

As últimas semanas têm sido marcadas por um dilema económico: irá Portugal conseguir fugir a um segundo resgate ou lançar-se num programa cautelar? A resposta ainda é uma incógnita, mas para os analistas uma coisa é certa. Portugal não vai conseguir escapar à austeridade nos próximos anos, revela o Diário Económico.

Notícia

© Reuters

Notícias Ao Minuto
29/10/2013 09:32 ‧ 29/10/2013 por Notícias Ao Minuto

Economia

Troika

A saída da troika de Portugal não será sinónimo de paz austera. A economia nacional tem pela frente a iminência de um segundo resgate, ou na melhor das hipóteses (dizem) um programa cautelar. Mas, será que esta segunda alternativa é mais ‘leve’ para as economias dos portugueses?

Segundo o Diário Económico, independentemente do país em questão, é necessário criar um programa cautelar de acordo com as capacidades da economia nacional.

Neste quadrante, entre as três possibilidades do Fundo Europeu de Estabilização Financeira (FEEF) e do Mecanismo de Estabilidade Europeu (MEE), Portugal encaixa-se naquela onde o programa apresenta uma série de condicionalismos que se identificam àqueles presentes nas medidas da troika.

Para os analistas, será complicado para a economia portuguesa escapar a um programa sem medidas correctivas, ou seja, sem medidas que salvaguardem o cumprimento das obrigações de Portugal.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas