Troika vai ser investigada pelo Parlamento Europeu

O Parlamento Europeu vai lançar um processo de inquérito para investigar a actuação da troika, de acordo com o semanário Expresso. Em vista está o combate à transparência e investigação de eventuais abusos ou violações da lei nos países sob assistência financeira, como é o caso de Portugal.

Notícia

©

Notícias Ao Minuto
30/10/2013 10:45 ‧ 30/10/2013 por Notícias Ao Minuto

Economia

Inquérito

Os partidos com assento na Comissão Económica e de Assuntos Monetários do Parlamento Europeu vão abrir um inquérito à actuação da troika, de forma a combater a transparência e avaliar a “legitimação democrática das decisões tomadas" por esta entidade nos países sob assistência, avança a edição online do semanário Expresso.

A iniciativa, que deverá ser aprovada em meados do próximo mês, surgiu do partido 'Os Verdes' da Alemanha e obteve o consenso dos restantes grupos políticos.

"As troikas desempenham um papel chave na crise da zona euro. Mas o seu trabalho continua a não ser transparente em larga medida", considera a deputada do partido autor da proposta Sven Giegold, que acredita que "os pressupostos da troika provaram estar errados em todos os resgates".

A avaliação vai incidir sobre a Grécia, Irlanda, Portugal e Chipre, e vão ser investigados eventuais abusos ou violações da lei por parte do Fundo Monetário Internacional (FMI), Banco Central Europeu (BCE) e Comissão Europeia.

Para isso, a comissão de inquérito vai deslocar-se aos quatro países sob assistência financeira para falar com ministros e ex-ministros, sindicatos e bancos.

A missão deverá ficar concluída em Março de 2014 e o seu relatório deverá ser votado em Abril, um mês antes das eleições para o Parlamento Europeu.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas