“Os sinais de recuperação e a previsão de crescimento da economia portuguesa perspectiva estão a aumentar a esperança dos consumidores”, revelou um estudo da GfK, de acordo com uma nota de imprensa enviada às redacções.
Isto porque “em Setembro, o indicador de expectativas económicas em Portugal estava nos -29,5 pontos, que é o valor mais alto registado desde Abril de 2010”, pode ler-se no mesmo comunicado. Estes valores devem-se, de acordo com aquela empresa, à “recuperação do turismo”.
No entanto, e apesar da ligeira melhoria, Portugal não figura nos países mais ‘esperançosos’. No que toca às expectativas económicas, destacam-se o Reino Unido, a Alemanha e a Áustria.
Já os alemães, os checos e os austríacos são os mais confiantes no aumento dos seus rendimentos, à semelhança do segundo trimestre deste ano.
Quando à disposição para comprar também se verificou o mesmo resultado que no estudo anterior, sendo que são os alemães, os búlgaros e os austríacos que abrem mais ‘facilmente’ a carteira para efectuar transacções.
O estudo em causa acompanhou a evolução das expectativas económicas e de rendimentos, bem como da disposição de comprar entre os consumidores dos países analisados, sendo estes a Alemanha, Áustria, Bulgária, Eslováquia, Espanha, França, Grécia, Holanda, Itália, Polónia, Portugal, Reino Unido, República Checa e a Roménia.