Corrida ao crédito após nacionalização do BPN investigada

Após a nacionalização do BPN em Novembro de 2008, altura em que o organismo ficou liderado pela Caixa Geral de Depósitos, registou-se uma corrida ao crédito junto daquela instituição, tendo sido concedidos 526 milhões de euros através deste regime. Este e outros valores estão agora a ser investigados pelo Ministério Público, avança o Diário de Notícias (DN) desta sexta-feira.

Notícia

©

Notícias Ao Minuto
01/11/2013 09:12 ‧ 01/11/2013 por Notícias Ao Minuto

Economia

Ministério Público

O Banco Português de Negócios (BPN) foi nacionalizado em 2008, tendo sido, a partir dessa data, administrado pela Caixa Geral de Depósitos.

Durante esse período foram concedidos 526 milhões de euros em crédito, a cerca de 80 empresas, que, por sua vez, apenas deram 81 milhões de euros como garantias. Os números constam num documento a que o DN teve acesso.

Contactada por aquele jornal, a empresa criada para gerir a recuperação de créditos do BPN, a Parvalorem assegurou que já seguiu para o Ministério Público uma queixa-crime contra a antiga administração do banco privado.

Fonte da Parvalorem explicou também ao DN que tem vindo a ser constatado que “alguns problemas relativos à cobrança dos referidos créditos têm efectivamente origem no período anterior à nacionalização, mas muitos deles também no período posterior à nacionalização do BPN, nomeadamente com a cristalização no tempo da resolução de créditos, e na existência de novos créditos de valor muito considerável a entidades sem quaisquer garantias”.

Contudo, de acordo com uma outra fonte da administração do BPN, ainda nenhum dos antigos gestores foi chamado ao Ministério Público para ser ouvido.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas