Portugueses pagam quase 30% (só) em impostos por carros novos

Numa altura em que o Governo se prepara para aplicar uma taxa adicional sobre o Imposto Único de Circulação (IUC), conforme consta no Orçamento do Estado para 2014, o jornal i avança hoje que na aquisição de um veículo novo mais de 27% do preço final serve para pagar impostos.

Notícia

©

Notícias Ao Minuto
04/11/2013 08:59 ‧ 04/11/2013 por Notícias Ao Minuto

Economia

Vendas

Depois de o ano passado ter terminado com uma perda superior a 40% na receita do Imposto Sobre Veículos (ISV) em relação a 2011, e num momento em que o Governo prepara uma penalização adicional sobre o Imposto Único de Circulação (IUC) para proprietários de veículos a gasóleo, o jornal i conta hoje que mais de um quarto do preço que os portugueses vão pagar em 2014 por automóveis novos será destinado a impostos.

Só os actuais ISV e IVA que recaem sobre o preço final dos veículos tem um peso de quase 27%, pelo que se a estes acrescentarmos a taxa adicional do IUC, o peso dos impostos será ainda maior.

A Associação para a Defesa do Consumidor (DECO) dá ao jornal i o exemplo de um Renault Clio no valor de 19.300 euros que paga de impostos 5.127 euros mas que “se adicionarmos o IUC que terá de ser pago anualmente, os impostos totalizam cerca de 5.250 euros”.

Recorde-se que a taxa adicional que o Governo pretende aplicar aos proprietários de carros a gasóleo poderá chegar aos 68, 85 euros para os veículos de maior cilindrada e com matrícula mais recente. Mas em alguns casos, essa actualização poderá ultrapassar os 76 euros.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas