Governo afasta aumento de salário mínimo

Apesar da recomendação da Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Governo esclarece que até à saída da troika, prevista para o Verão de 2014, não vai ser possível fazer qualquer alteração ao valor do salário mínimo nacional, destaca hoje o Diário de Notícias.

Notícia

© Reuters

Notícias Ao Minuto
05/11/2013 08:47 ‧ 05/11/2013 por Notícias Ao Minuto

Economia

Emprego

“Quando acabar o programa de assistência financeira, Portugal deixa de ter um constrangimento que foi introduzido no memorando original, assinado com o anterior Governo, que não permite o aumento do salário mínimo sem antes essa matéria ser discutida com a troika”.

A afirmação pertence ao ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, Pedro Mota Soares, que afastou assim, pelo menos, até Junho do próximo ano, um aumento do salário mínimo.

Esta medida foi porém, recorde-se, sugerida pela OIT por forma a fazer face ao elevado desemprego que o País enfrenta.

Fontes da maioria PSD/CDS reforçam, em declarações ao DN, que tal só seria possível “se Portugal conseguisse ganhos de produtividade significativos”, o que tendo em conta a actual conjuntura, dificilmente acontecerá.

Já em sede de concertação social, patrões e sindicatos convergem não só na necessidade de aumentar o salário mínimo nacional, assim como, na possibilidade da medida avançar.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas