"A proteção civil vai ter um reforço de verbas, que será canalizado para as condições do dispositivo de proteção civil, e portanto, para as corporações de bombeiros", afirmou Miguel Macedo, durante a apresentação do Orçamento do Estado para 2014.
Segundo o programa orçamental da segurança interna para 2014, disponibilizado aos jornalistas, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) vai ter um orçamento de 128,1 milhões de euros no próximo ano, mais 500 mil euros do que em 2013.
O ministro disse também que, no próximo ano, vão ser instalados 2.600 terminais para a rede SIRESP (Sistema Integrado das Redes de Emergência e Segurança em Portugal), o que "vai incrementar a comunicação entre todos os agentes de proteção de civil".
No debate, Miguel Macedo adiantou ainda que já está em circulação o diploma que conclui a extinção da Empresa de Meios Aéreos (EMA).
Com as alterações orgânicas da ANPC foi criada a direção nacional de meios aéreos, estrutura para onde vai transitar a EMA, explicou.