Governo prepara-se para tirar um salário a todos os trabalhadores

No próximo ano, o Governo deverá subir a taxa média de IRS em cerca de 6,5%, em alternativa às alterações que propôs em relação à Taxa Social Única (TSU). Este aumento do imposto, que o ministro das Finanças, Vítor Gaspar, apresentará esta quarta-feira, traduzir-se-á no equivalente a um salário, adianta o Correio da Manhã.

Notícia

©

Notícias Ao Minuto
03/10/2012 07:24 ‧ 03/10/2012 por Notícias Ao Minuto

Economia

Austeridade

O Correio da Manhã avança na edição de hoje, dia em que o ministro das Finanças, Vítor Gaspar, vai apresentar a nova proposta governamental em alternativa às alterações à Taxa Social Única (TSU), que o Governo deverá subir em cerca de 6,5% a taxa média de IRS, o equivalente a um salário.

Esta nova proposta do Executivo será concretizada através da redução dos escalões de IRS e deverá representar um dos principais motores de receita fiscal em 2013.

Segundo o Correio da Manhã, este acréscimo na carga fiscal vai ser aplicado também no Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP) e no tabaco. De fora destes aumentos deverá ficar o IVA, de modo a evitar uma nova quebra no consumo como aconteceu este ano.

Este aumento da carga fiscal incidirá ainda sobre as grandes empresas, nas quais será aplicada uma contribuição especial de solidariedade, em particular sobre as que recebem apoios do Estado como a EDP, Ascendi, Brisa, acrescenta o jornal.

Com esta nova proposta, o Governo espera obter a receita fiscal suficiente para compensar a devolução de um dos subsídios aos funcionários públicos e pensionistas.

Vítor Gaspar anuncia as novas medidas de austeridade às 15 horas.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas