O Governo não descarta vender a TAP a Gérman Efromovich, o investidor colombo-brasileiro que já apresentou uma proposta para comprar a transportadora aérea.
A 20 de Dezembro de 2012, o Governo decidiu, em Conselho de Ministros, rejeitar a primeira proposta feita pelo milionário por não ter garantias financeiras de que Efromovich detinha o capital necessário para avançar com a compra.
“Se a melhor proposta para o Estado vier do mesmo investidor que fez uma oferta em Dezembro de 2012 não vejo por que não”, afirmou o secretário de Estado das Infra-estruturas, Transportes e Comunicações, Sérgio Monteiro, em entrevista à Bloomberg.
Em Setembro, o empresário afirmou que a TAP já não seria a sua primeira opção para expandir a sua empresa para a Europa. No entanto, de acordo com a Bloomberg, German Efromovich esteve reunido no mês passado com o ministro da Economia, António Pires de Lima.
O milionário é também accionista maioritário da companhia colombiana Avianca, uma transportadora muito similar à TAP, que poderia reforçar a investida no triângulo Europa-América Latina-África.
Sérgio Monteiro afirmou ainda à Bloomberg que o Governo poderá relançar a venda da TAP em 2014. O secretário de Estado disse também que “têm reuniões regulares com muitas pessoas interessadas em diferentes empresas”.