Comissão Europeia é 'a chave' do misterioso número de Machete

O número 4,5% referido por Rui Machete em relação à taxa de juro, que se tornou polémico, tinha sido, afinal, referido anteriormente pela Comissão Europeia, avança o Expresso.

Notícia

©

Notícias Ao Minuto
21/11/2013 13:28 ‧ 21/11/2013 por Notícias Ao Minuto

Economia

Taxas

O ‘número mágico’ de Machete, referente à taxa de juro necessária evitar um segundo resgate para Portugal, não era afinal uma ‘invenção’ de Rui Machete.

A taxa de 4,5% já tinha sido referida numa simulação da Comissão Europeia, aquando das 8ª e 9ª avaliações, avança o semanário Expresso, no dia em que foram divulgados os cálculos sobre a sustentabilidade da dívida pública.

Na visita a Portugal, a Comissão Europeia referiu a taxa de 4,5%, proferida nas declarações de Rui Machete que se tornaram polémicas, para a dívida de longo prazo a partir de 2017.

Porém, não existe relação entre este valor para os juros a prazo e o que terá de vigorar até ao final do programa de resgate, para Portugal voltar a emitir dívida, como Machete referiu.

O valor referido por Bruxelas tem a ver com a taxa que deverá ser assegurada no futuro (a partir de 2017), para garantir a sustentabilidade, para um crescimento nominal do PIB entre 3,5% e 4%.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas