Empresas de grande nome nacional como a Sonae, Galp, Brisa, EDP, e PT pretendem fazer um levantamento das competências que mais escasseiam para entregue às escolas, por forma a poderem recrutar futuros trabalhadores.
Esta iniciativa, conta o DN, vai ser apresentada esta segunda-feira na Universidade Católica de Lisboa e insere-se na ‘Acção 2020’, um projecto do Business Council for Sustainable Development (BCSD) que integra várias empresas.
Isto resulta do facto de “não estarem a sair miúdos das escolas com competências de que as empresas precisam”, explica Fernanda Pargana, secretária geral do BCSD, sustentando que a intenção é levar a lista de necessidades das empresas às escolas profissionais mas também às faculdades e até às secundárias para que “adeqúem os conteúdos curriculares a quem emprega as pessoas”.
“Esta acção visa contribuir para criar melhores condições de trabalho no País, em particular para as gerações mais novas e, simultaneamente, é um importante factor de adequação das expectativas dos alunos ao mercado de trabalho, uma situação que hoje em dia é muito díspar".