Penhoras 'resgatam' 125 mil euros por dia a bolsos de pensionistas

Longe vão os tempos em que os pais e os avós serviam de conforto financeiro nos primeiros anos de vida profissional dos mais jovens. Hoje em dia esse conforto já não existe e as fianças são cada vez menores e mais arriscadas. Segundo o Jornal de Negócios, por dia, são penhorados 125 mil euros de pensões, que à semelhança dos salários, continuam a ser os primeiros recursos dos agentes de execução.

Notícia

© Reuters

Notícias Ao Minuto
25/11/2013 08:18 ‧ 25/11/2013 por Notícias Ao Minuto

Economia

Execução

Em Portugal têm vindo a crescer os casos de dívidas que não são pagas. Os motivos são vários, mas os lesados são sempre os mesmos: os fiadores. As penhoras de salários e pensões são o primeiro recurso por parte dos agentes de execução e por dia, revela o Jornal de Negócios, são apreendidos 125 mil euros de pensões.

A Câmara de Solicitadores revela que, até Novembro deste ano, já foram penhorados 39,5 milhões de euros de pensões Segurança Social e da Caixa de Geral de Aposentações (CGA), mais um milhão de euros quando comparado com os valores do ano passado.

Estas penhoras dificultam ainda mais a saúde financeira dos aposentados e reformados. A juntar aos cortes e às pensões abaixo dos mil euros (cerca de 50% na CGA) e dos 600 euros (90% no sector privado), estas penhoras reduzem ainda mais o dinheiro disponível ao final do mês.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas