Cartões de pagamento (afinal) dão lucros à banca

Segundo dados do Banco de Portugal (BdP) os maiores prejuízos da banca devem-se aos pagamentos em numerário. O Diário Económico revela, também, que os pagamentos automáticos são os que geram maior lucro.

Notícia

©

Notícias Ao Minuto
06/12/2013 09:39 ‧ 06/12/2013 por Notícias Ao Minuto

Economia

BdP

O Diário Económico revela que os prejuízos que o sistema de pagamento em Portugal tem na banca se devem, sobretudo, aos pagamentos em numerário.

O Presidente da Associação Portuguesa de Bancos, Faria de Oliveira, referiu, ontem, que embora o sistema de pagamentos em Portugal seja um dos mais avançados do Mundo, tem um prejuízo de 355 milhões de euros à banca.

Os meios automáticos não são, no entanto, os responsáveis por este prejuízo, mas sim o numerário. Segundo dados fornecidos pelo Banco de Portugal, os cartões de crédito e débito geram lucros anuais de 90,6 milhões de euros para os bancos, enquanto o numerário gera prejuízos de 370 milhões de euros, decorrentes das actividades de depósito e levantamento de numerário ao balcão das instituições, nas caixas automáticas e nos terminais de depósitos e da guarda, tratamento, recolhe e transporte de numerário.

Também os cheques e as transferências de cheques dão prejuízos de 50 milhões e 31 milhões de euros, respectivamente.

Recorde-se que a discussão em torno dos sistemas de pagamentos chegou à ordem do dia depois de ter sido feita uma proposta de lei da Comissão Europeia que pretende limitar as taxas cobradas aos comerciantes pela utilização dos terminais de pagamento automáticos.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas