Por dia 35 empresas fecham portas

O número de empresas em dificuldades não pára de aumentar. O Diário de Notícias destaca, este domingo, que até ao passado mês de Novembro mais de oito mil foram obrigadas a fechar, representando um universo 13,4% superior ao registado em 2012.

Notícia

©

Notícias Ao Minuto
15/12/2013 08:33 ‧ 15/12/2013 por Notícias Ao Minuto

Economia

Insolvência

O DN refere que de Janeiro a Novembro deste ano, citando dados da Ignios (empresa especializada em serviços de gestão integrada de risco), que o número de insolvências cresceu 13,4%, o correspondente a um total de 8.119 casos. Ou seja, por dia, 35 empresas fecham portas.

Estes dados mostram também que nestes meses, o número de insolvências ultrapassa já as registadas no ano passado.

“Neste meio ambiente muito desfavorável para actividades mais expostas aos riscos do mercado interno têm ocorrido elevadas declarações de insolvências, mas também muitos processos especiais de revitalização e de cessações de actividades sem processos quando não existem credores externos envolvidos”, refere o relatório da Ignios.

Por sector, segundo o documento, a construção e obras públicas surge em primeiro, “extremamente vulnerabilizada pela forte diminuição do investimento do Estado, das empresas e das famílias”, 1.544 casos mais 90 do que em igual período do ano passado.

A este segue-se o comércio a retalho, “muito fragilizado pela desvalorização do mercado interno e por um longo e continuo processo de concentração”, tendo registado 1.338 processos de insolvência.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas