Governo pode recuar na sobretaxa de 4%

O Diário Económico refere que uma das grandes dúvidas sobre a versão final da proposta do Orçamento do Estado (OE) para 2013 é o possível recuo no valor da sobretaxa (4%) em sede de IRS, no próximo ano.

Notícia

©

Notícias Ao Minuto
15/10/2012 09:06 ‧ 15/10/2012 por Notícias Ao Minuto

Economia

Orçamento

O ministro das Finanças, Vítor Gaspar, referiu-se sempre a uma sobretaxa de 4% e a versão preliminar do OE2013, divulgada na semana passada, também indica essa percentagem. No entanto, escreve hoje o Diário Económico, o Governo pode recuar.

Em causa está o último relatório da Comissão Europeia sobre a quinta avaliação da troika, que refere que foi acordada com o Governo português uma sobretaxa de 3,5%, conta o jornal.

O Diário Económico lembra ainda que quando o ministro Vítor Gaspar anunciou esta sobretaxa em sede de IRS frisou que o executivo iria fazer um esforço para reduzir a despesa e aliviar o aumento da carga fiscal no próximo ano.

Recorde-se que esta sobretaxa, que já foi aplicada em 2011 no subsídio de Natal a todos os contribuintes, será descontada mensalmente e só será aplicada acima do valor do salário mínimo nacional.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas