O gabinete do ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, Pedro Mota Soares, emitiu um comunicado que esclarece e reafirma as declarações do primeiro-ministro, Passos Coelho, que disse que em 2013 foram criados 120 mil empregos, de acordo com a TSF.
“O INE registou pelo segundo trimestre consecutivo a tendência de crescimento do emprego. Nos últimos dois trimestres, Portugal apresentou um crescimento de 120 mil postos de trabalho”, lê-se no comunicado a que a TSF teve acesso.
O Governo vem, assim, reafirmar que “face ao 1º trimestre de 2013 houve 120 mil postos de trabalho criados” e que “este valor se refere à criação líquida de postos de trabalho. Ou seja, a população empregada conta hoje com mais 120 mil e 400 pessoas: mais 69 mil homens e 50 mil mulheres estão empregados”.
Ainda assim, tal como enfatizou a edição desta sexta-feira do i, o Executivo não fez referência aos 98 mil postos de trabalho destruídos no primeiro trimestre do ano. Esclareceu, porém, que o número de empregos criados se refere aos “últimos dois trimestres” e não a todo o ano de 2013.